Editado em 23/10/2017
Cadeados foram colocados nos portões
Foto: Michel Benites / Rádio Cultura
A greve dos professores da rede estadual ganhou um novo capítulo na manhã desta segunda-feira, 23, em São Borja. Representantes do CPERS/Sindicato fecharam com cadeado os portões da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, impedindo o acesso ao local.
Os manifestantes protestam contra a transferência de alunos do 9º ano e do 3º ano do ensino médio, de escolas paralisadas, para escolas que estão funcionando normalmente. Na semana passada o governo do Estado estipulou hoje a data para que houvessem as transferências em todo o Estado para permitir que esses alunos concluam o ano letivo.
A Coordenadora Regional de Educação, Tânia Carpes diz que procurou a Brigada Militar e um chaveiro, mas ambos informaram que só poderiam realizar qualquer ação mediante autorização judicial. Diante disso, representantes da CRE estão na Promotoria buscando auxílio judicial.
A informação é de que as escolas funcionam normalmente e que a única escola paralisada é a Arneldo Matter. Representantes do CPERS/Sindicato reconhecem como legítima a mobilização que está sendo realizada.
A informação é que esse tipo de ação está sendo realizada em todos os municípios que possuem sedes da Coordenadoria de Educação. Os professores protestam também contra o atraso de salários e parcelamento do 13°, além de outras pautas que são exclusivas da categoria.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260