Postado dia 07/07/2021
Representantes das secretarias estadual e municipais de Saúde definiram, nesta quarta-feira (7/7), que a estratégia de continuidade da vacinação da gripe (influenza) deverá manter uma reserva para atingir, ao menos, a meta de vacinar 90% dos grupos com maior risco da doença: crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos), idosos, gestantes e puérperas. As doses excedentes poderão ser ofertadas para a população em geral. A definição ocorreu durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Até este momento, o Rio Grande do Sul apresenta cobertura média dos grupos prioritários de 43%, enquanto a meta é 90%. A atual campanha foi realizada em etapas, sendo que termina nesta sexta-feira (9/7).
A proposta apresentada pela Secretaria da Saúde (SES) é que os municípios façam uma reserva técnica para garantir a meta nos grupos das crianças, idosos, gestante e puérperas. Esses públicos, somados, representam 3 milhões de pessoas no RS, das quais apenas 1,8 milhão já foi vacinada (cerca de 59%). Para que esses grupos chegassem nos 90% de cobertura, faltariam cerca de 900 mil pessoas no Estado.
Outra ponderação é que seja mantido um estoque para a vacinação das crianças que estejam tomando a vacina da gripe pela primeira vez. Nesses casos, são aplicadas duas doses, com intervalo de 30 dias.
Receba em seu e-mail as notÃcias da cidade, promoções e tudo sobre a programação da Rádio Cultura AM 1260