40 Anos Rádio Cultura AM - Sua Rádio. Sua Vida. Nossa História
  1. O Inicio

    de tudo

    1975 até 1978: Após o fechamento da Rádio Fronteira do Sul, no ano de 1975, o Ministério das Comunicações abriu licitação, para que os interessados em instalar uma emissora de radiodifusão de amplitude modulada (AM) em São Borja. Nove são-borjenses se reuniram para concorrer à licitação e formaram a Empresa São-borjense de Comunicações Ltda. Eram eles: Ulrich Arns, agricultor, Alfredo Arno Andres, agricultor; Bernardino Lopes Ferreira, pecuarista; Francisco Carlos Banderó, agricultor e comerciante; Carlos Ney Azambuja Brites, contabilista; Silvino Nicolli, comerciante; Sary Azambuja Amilíbia, comerciante; Arneldo Matter, advogado; Roque Auri Andres, administrador de empresas.

    Após um ano de atraso por conta de trâmites burocráticos da época a legalidade da transmissão da rádio no município. E finalmente no ano de 1976, no dia de 26 de Fevereiro foi fundada a Rádio Cultura AM em São Borja.

  2. Estruturação

    da Rádio

    1978 até 1980: Após a fundação da Rádio Cultura AM, foram realizados diversos investimentos em equipamentos, pois era uma orientação do Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel), este que regulava de forma minunciosa o que poderia ser utilizado ou não. Outro grande passo foi a construção da sede da Rádio, que demorou aproximadamente um ano para ser construída, a partir da finalização dela, a estrutura da rádio estava completa.

  3. Transmissões Marcantes

    1980

    1980 - Uma das histórias que marcou a rádio no aspecto ineditismo, foi a transmissão da morte do ex-ditador da Nicarágua, Anastácio Somoza, ocorrida no Paraguai em 1980. Relata Roque Andres, diretor da Rádio Cultura AM: “Um Colaborador da nossa emissora, Hiram Aquino, que passava próximo ao local na hora que aconteceu o atentado, deu a notícia em primeira mão para São Borja. Só algum tempo depois, outras emissoras brasileiras de grande porte noticiaram o fato. Foi um furo inusitado para uma emissora do interior”, conta.

  4. Transmissões Marcantes

    1981 à 1986

    1981 à 1986 - Semifinal das eliminatórias da Copa do Mundo de 1986 em Assunção, no Paraguai, quando a Seleção Brasileira jogou contra a Seleção Paraguaia. Já em 1981, a Rádio Cultura transmitiu o jogo da semifinal da Taça Bronze, entre a Sociedade Esportiva São Borja e a equipe de Cuiabá, em Mato Grosso. Após, transmitiu a final do campeonato contra o time carioca Olaria, no Maracanã.

  5. Transmissões Marcantes

    1990 à 1998

    1990- Ainda no cenário político, por volta de 1990, o presidente Fernando Collor e seu vice, Itamar Franco, haviam se afastado do Brasil e, nessas circunstâncias, o então Presidente da Câmara Federal, Ibsen Pinheiro, assumiu a Presidência da República. A Rádio Cultura foi a Brasília e transmitiu direto do Gabinete Presidencial a posse do terceiro (mesmo que momentâneo) presidente são-borjense.

    1996 até 1998: Outro cobertura jornalística importante, foi os encontros entre os ex-presidentes argentino, Carlos Menen e o brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, na ocasião os políticos trataram da construção da ponte internacional em São Borja.

  6. O Culturão

    Um dos maiores eventos esportivos da região

    1999 até 2011 A Rádio Cultura destacou-se não só pela transmissão de eventos esportivos, mas também por organizar um dos maiores eventos esportivos da região: O Culturão. Hoje já extinto, foi fundado em X Ano, o evento, foi crescendo anualmente, chegou ao pico de cerca de 70 equipes da cidade, da região, e até da Argentina, a média de participantes chegou a cerca de 1500 atletas. O principal esporte praticado foi campeonato de Futsal que abrigou diversas categorias desde crianças de sete anos de idade até veteranos.

  7. A Rádio Cultura

    após 40 anos

    2016 - Atualmente trabalham na emissora entre administração, locutores, operadores de áudio e jornalistas distribuídos entre 30 profissionais, que exercem suas funções durante o período que a rádio fica no ar. A transmissão começa as 05h da manhã e fecha às 00h horas da noite. Toda programação é feita ao vivo, com exceção dos comerciais e dos programas obrigatórios do governo federal como a Voz do Brasil.

    Os departamentos da emissora são divididos entre o de jornalismo, esportes, estúdio de gravações e reportagem externa. Os estúdios da rádio estão localizados na Rua Riachuelo, 928, desde sua fundação e onde se encontram até a data atual.

    O parque de irradiação da Cultura funciona na Avenida João Goulart - 510, onde opera com uma torre irradiante de 60 metros e 2 transmissores da emissora. O transmissor principal é totalmente transistorizado e já adequado para receber o sinal digital da rádio.

A História

Com o fechamento da Rádio Fronteira do Sul, emissora que serviu São Borja durante mais de 25 anos, o Ministério das Comunicações abriu licitação em 1975 para que os interessados pudessem se habilitar e participar de concorrência para instalação de uma emissora de radiodifusão sonora de amplitude Modulada ( AM) na cidade.

Dois grupos inscreveram-se para participar da licitação sendo vencedor o grupo registrado com a razão social de Empresa São-Borjense de Comunicações Ltda., formado por 10 pessoas da comunidade, que instalaram a emissora denominada de Rádio Cultura de São Borja.

A emissora, que opera em AM com 1 kilowatt de potência, pode se sintonizada nos 1.260 KHz dos aparelhos de rádio e foi fundada em 26 de fevereiro de 1977, tendo como sócio-diretor, desde seu início, o administrador Roque Auri Andres.

Atualmente trabalham na emissora entre administração, locutores, operadores de áudio e jornalistas e outros de várias atividades, cerca de 30 profissionais, que exercem suas funções durante o perído que a rádio fica no ar. A jornada começa as 05,00 hs da manhã e fecha as 24,00 horas da noite. Toda programação é feita ao vivo, com exceção dos comerciais e dos programas obrigatórios do governo federal como a Voz do Brasil.

Além da programação normal do dia-a-dia, a emissora dispõe de departamentos de jornalismo, esportes, estúdio de gravações e reportagem externa.

Os estúdios da rádio estão localizados na Rua Riachuelo, 928, desde sua fundação e onde se encontram até a data atual.

O parque de irradiação da Cultura funciona na Avenida João Goulart,510, onde opera com uma torre irradiante de 60 metros e 2 transmissores da emissora. O transmissor principal é totalmente transistorizado e já adequado para receber o sinal digital da rádio.

Seu representante comercial em Porto Alegre é a Executiva Comunicações e Representações

Programação

12

Mar

Lançamento Oficial da Campanha

Evento de Lançamento

12

Mar

25

Maio

-

Julho

-

Outubro

-

Dezem

Você na História

Participe da nossa galeria de fotos, enviei fotos de nossa cidade registradas ao longo desses 40 anos e faça parte da nossa exposição.

Vídeo Depoimento

Depoimento Rádio Gaúcha

Depoimento Deco Almeida

Depoimento Celso Rigo

Depoimento Farelo Almeida

#SeuDepoimentos

  • A rádio é praticamente da mesma idade que eu, me conheci por cidadão, por jovem, escutando essa rádio. Há quatro décadas que traz a informação, a boa música sempre com a noção de universalidade pra São Borja, meus parabéns a Rádio Cultura AM.

    Rodrigo Bauer – Músico e Compositor

  • São quatro décadas de pioneirismo, empreendedorismo, profissionalismo, desafios , mas acima de tudo, muita paixão em todas as suas realizações. Parabéns a essa grande família!

    Pedro Quoos - Presidente da Acisb

  • A minha primeira condição é de ouvinte da rádio cultura sempre que posso, a outra é de são-borjense orgulhoso do trabalho jornalístico, artístico, musical e popular que faz a nossa rádio cultura, por isso que quando ela completa 40 anos posso garantir que ela está madura e jovem ao mesmo tempo. Parabéns Rádio cultura de São Borja!

    Ibsen Pinheiro – Deputado Estadual

  • Como presidente do conselho municipal do politicas culturais, parabenizamos a sua direção e seus funcionários pelo brilhante trabalho desenvolvido através da rádio difusão desta cidade e da região. Muitas felicidades a todos dessa grande família!

    Maria Isabel Scalco – Presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais

Contatos

55 3431.2479

contato@radioculturaam1260.com.br

Rua Riachuelo, 928 São Borja/RS | 97670.000